Porque você precisa conhecer as RyotIRAS

Ricardo Yoshio Okama Tokumoto, ou Ryot, é um jovem de 29 anos que nasceu no interior de São Paulo. Publica suas tirinhas desde 2007 no site ryotiras.com e eu o acompanho desde 2010. Nesse post estarei intercalando tirinhas dele e várias informações falando porque vale a pena acompanhar o trabalho desse cara. Se você tiver preguiça de ler os textos você pode se atentar apenas às tirinhas, elas expressarão por si mesmas a qualidade deste quadrinista.

lixo

cdb

simone

A internet abriu as portas para vários quadrinistas bons mostrarem o seu trabalho. É provável que você já conheça Um sábado qualquer, Mentirinhas, WillTirando, Peixe Aquático ou Quadrinhos Rasos que fazem um trabalho excelente, mas hoje quero te apresentar as tirinhas do meu favorito entre todos os quadrinistas do Brasil: o Ryot.

cameraman

magic

bemmequer

pizzicato

É fácil se identificar com as RyotIRAS principalmente se você for alguém que nasceu durante ou após a década de 80. Essas tiras são feitas por alguém da nossa geração, por alguém que é um jovem como você, que teve as mesmas influências que você teve na infância e que fala a sua língua. Ryot me fez entender aquilo que alguns jornalistas queriam dizer com “esse cartunista foi a voz de uma geração”.

jasp

internet

bear

TIRAS AUTOBIOGRÁFICAS

Ryot retrata a si mesmo nos desenhos com orelhas de cachorro (por nenhum motivo aparente). Ele lançou duas coletâneas de seus quadrinhos autobiográficos com um título que considerei genial: Manual da Auto-Destruição. Aliás, você pode baixar o primeiro volume dessa publicação de graça neste link: https://www.dropbox.com/s/68flsw81yblhab7/manualindd.pdf

exposição

procrastina

bulhufas

TIRAS DE REFLEXÕES

Algumas das melhores tirinhas do Ryot não tem graça alguma. Qualquer um fala sobre filosofia ou faz poesias, mas muitos se esquecem que o meio que se utiliza para transmitir uma mensagem já faz parte da mensagem, nisso se encontra a preciosidade dessas tiras reflexivas.

estampas

punchlin

soniferailha

fugazzi

TIRAS SOBRE MIM

Sou um escritor que está nadando contra a maré para divulgar e vender os seus livros. Ryot faz webcomics e sonha com o dia em que poderá se sustentar fazendo tirinhas como as que você viu acima. Me identifico muito com ele e muitas das tirinhas dele me inspiram para seguir nessa jornada.

barulho

choice

medo1

TRABALHOS NOTÁVEIS

Há uma grande galeria de trabalhos notáveis realizados pelo Ryot. Aqui citarei apenas alguns que li.

tumblr_lv7t2829Bv1qduqk4.png OVELHA NEGRA – Feito em parceria de Ryot com Daniel Werneck. É uma grandiosa recuperação de publicações de uma revista de quadrinhos que foi extinguida no tempo da ditadura brasileira. Um livro que fez explodir a minha cabeça com tamanha genialidade dos artistas envolvidos.

capaCOLORrecorte

RyotIRAS OMNIBUS – Uma grande coletânea dos quadrinhos feitos por Ryot até o ano de 2012. A publicação foi feita com o apoio financeiro de 950 fãs por meio do Catarse, o período de arrecadação durou 60 dias chegou a estupendos 33 mil reais.

ventroloki

spot

spoiler

O MEU TRABALHO FAVORITO DO RYOT

Esse mesmo Ryot que lhes apresentei foi o ilustrador que fez a capa do meu livro “Crônicas de uma Roleta Russa”. Eu encho a boca para dizer que o meu quadrinista favorito no Brasil inteiro desenhou a capa de minha obra e realizou este serviço com muito profissionalismo e boa vontade. Além de fazer a capa, Ryot leu meu livro e fez um comentário após sua leitura (coisa que ele não tinha obrigação nenhuma de fazer), coloquei esse comentário valioso no verso do meu livro.

CAPAmarcos4

A contra-capa do meu livro com o comentário do Ryot.

A contra-capa do meu livro com o comentário do Ryot.

Gostou do trabalho do Ryot? Você pode acessar as tirinhas dele no site ryotiras.com e na página do facebook. Também é possível incentivar o trabalho dele através do Patreon.

MARCOS ALVES

Sobre maos942

Faço uns textos experimentais sobre qualquer assunto que me venha a mente aqui.
Esse post foi publicado em Crônicas de uma Roleta Russa, FAÇA ANTES DE MORRER. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Porque você precisa conhecer as RyotIRAS

  1. muito bom marcos. e como fazemos pra conseguir uma cópia virtual da sua obra?
    🙂

  2. Patricia disse:

    Muito bom!!!!! Parabéns 😀

Deixe um comentário